Projecto Escolar

Os Artistas Vão Ler À Escola

Os artistas vão ler à escola é um programa anual de leituras encenadas, orientadas por 3 jovens actrizes, encenadoras, com experiência e con- textos muito diversos, mas todas com laços a Montemor, Helena Caldeira, Margarida Caldeira e Catarina Caetano. Ao longo do ano as leituras acontecem em sala de aula, num contexto de proximidade com os alunos e o professor/a, num total de 18 sessões.

Triangulações

Em conjunto com a artista Renata Bueno e o professor Paulo Calçada, o Espaço do Tempo acolhe ao longo do ano e em vários momentos distintos, um projecto com 2 vertentes. Uma, com a presença de Renata Bueno em ensaios de artistas residentes desenhando e investigando as possibilidades de diálogos com a escola, e outra, em que a artista, em conjunto com o pro- fessor Paulo Calçada, convida alunos da Escola Secundária e propõe diversas abordagens peda- gógicas e experimentais. No final do ano lectivo haverá um momento de partilha dos trabalhos.”

Programa de apoio ao curso de Artes Visuais da Escola Secundária

O Espaço do Tempo mantém o seu programa de apoio à comunidade escolar do concelho, envolvendo-se novamente com uma turma CEF (Curso de Educação e Formação). Este ano voltamos a propor um curso de iluminação de cena, bastante mais aprofundado e novamente dirigido por Tiago Coelho. Durante os meses de Janeiro e Fevereiro os alunos têm as suas aulas na Sociedade Filarmónica Carlista, parceiro de longa data do Espaço do Tempo, onde instalá- mos uma blackbox equipada para espectáculos, servindo não só para os ensaios regulares da banda filarmónica, mas também para este curso. Esta é uma area profissional muito apelativa e de excelente empregabilidade na região do Alentejo.

A escola também é fora da escola

Luís António Verney

Uma bela história que a cada dia se escreve!

Na Escola Luís António Verney, em Lisboa, dan- ça-se do 5º ao 11º ano do do curso secundário, que continua hoje a sua aventura do Ensino Artístico Especializado em Dança e Música.

Tudo começou há 6 anos atrás, quando a escola, situada num bairro desfavorecido na zona oriental de Lisboa, arrancou com o ensino inte- grado da dança, seguindo o exemplo da música. Passados estes anos, esta é uma escola que dança e oferece esta oportunidade única de ensino artístico na EB2/3 e agora no Secundário! Uma história de dedicação de uma direção e corpo docente que acreditou num projecto que muitos julgaram utópico, mas que hoje é uma realidade.

O Espaço do Tempo tem sido parceiro desde a primeira hora, aconselhando na escolha dos professores (excelentes), apoiando os espectá- culos de final de ano, acolhendo turmas em residência, etc.

Todos os projectos e calendário podem sofrer alterações decorrentes dos períodos de confinamento decretado para combate à Pandemia Covid-19.