Projecto Escolar

Os Artistas Vão Ler À Escola

Os artistas vão ler à escola é um programa anual de leituras encenadas, orientadas por 3 jovens actrizes, encenadoras, com experiência e contextos muito diversos, mas todas com laços a Montemor, Helena Caldeira, Margarida Caldeira e Catarina Caetano. Ao longo do ano as leituras acontecem em sala de aula, num contexto de proximidade com os alunos e o professor, num total de 18 sessões.

Semana da Leitura

No Espaço do Tempo todas as semanas são semanas da leitura, mas esta é especialmente intensa. De 9 a 13 de Março celebramos o livro e o prazer de ler, nesta iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em todo o país. Iremos apresentar Válvula, uma palestra-concerto a partir da história doGraffiti António Jorge Gonçalves e do
rapper LBC Soldjah, bem como Quarto Escuro, um solo criado e interpretado por Margarida Caldeira.

Programa de apoio às turmas de artes visuais

A presença ao longo do ano em diversos ensaios e espectáculos, bem como o encontro com as equipas de criação, representa uma oportunidade única para os alunos acederem ao universo das artes performativas.
Durante a Semana da Leitura, em Março, os alunos terão a possibilidade de assistir à palestra/ concerto Válvula, do rapper LBC Soldjah com António Jorge Gonçalves, que introduz os alunos ao universo do graffiti e da street art, irá ainda dirigir um atelier de expressão plástica neste universo, e os alunos irão acompanhar a execução de um mural na empena do Espaço do Tempo, na oficina Magina. A artista visual Renata Bueno orientará várias sessões de desenho rápido.

A escola também é fora da escola

O Espaço do Tempo mantém o seu programa de apoio à comunidade escolar do concelho, envolvendo-se novamente com uma turma CEF (Curso de Educação e Formação). Este ano voltamos a propor um curso de iluminação de cena, bastante mais aprofundado e novamente dirigido por Tiago Coelho. Durante os meses de Janeiro e Fevereiro os alunos têm as suas aulas na Sociedade Filarmónica Carlista, parceiro de longa data do Espaço do Tempo, onde instalámos uma blackbox equipada para espectáculos, servindo não só para os ensaios regulares da banda filarmónica, mas também para este curso. Esta é uma area profissional muito apelava e de excelente empregabilidade na região do Alentejo.

Luís António Verney

Uma bela história que a cada dia se escreve!

Na Escola Luís António Verney, em Lisboa, abre este ano lectivo, pela primeira vez, o Curso Secundário (10° ano) de Ensino Artístico Especializado em Dança e Música!

Tudo começou há 5 anos atrás, quando a escola, situada num bairro desfavorecido na zona oriental de Lisboa, arrancou com o ensino integrado da dança, seguindo o exemplo da música. Passados estes anos, esta é uma escola que dança e oferece esta maravilhosa oportunidade de ensino artístico na EB2/3 e agora no Secundário! Uma belíssima história de dedicação de uma direção e corpo docente que acreditou no sonho e num projecto que muitos julgaram utópico, mas que hoje é uma realidade (e com resultados escolares surpreendentes). O Espaço do Tempo tem sido parceiro desde a primeira hora, aconselhando na escolha dos professores (excelentes) , apoiando os espectáculos de final de ano, acolhendo turmas em residência, etc.