pessoasPESSOAS

pessoasPESSOAS é um curso de cultura e pensamento crítico para alunos do 12º do ensino secundário. Para 18 jovens, 9 raparigas e 9 rapazes, com um perfil proactivo, irrequieto e promissor, com apetite para cultura, ecologia e conhecimento, selecionados entre escolas secundárias das áreas de Lisboa, Setúbal e Alentejo Central.

Esta experiência articula-se em redor de 6 eixos: conhecimento, criatividade, rigor, iniciativa, resiliência, e cidadania.

De Janeiro a Agosto, organizamos em Montemor-o-Novo, residências de fim-de-semana e residências de maior duração nas férias da Páscoa e Verão, nas instalações do Espaço do Tempo e na Herdade do Freixo do Meio, procurando desta forma uma relação equilibrada entre uma experiência cultural forte e outra em contexto de agricultura sustentável.

Durante as residências, os alunos participam em actividades que promovam não só o contacto com o património histórico da região, ou uma maior relação com a natureza, tais como caminhadas no montado alentejano, orientação nocturna, cuidar de uma agro-floresta ou a realização de outros trabalhos agrícolas na Herdade do Freixo do Meio, mas igualmente o envolvimento na montagem técnica de espetáculos e a assistência a ensaios do inúmeros criadores em residência no Espaço do Tempo. Para além disso, procuramos motivar os alunos a colaborar em algumas das tarefas de organização do curso, tais como manutenção dos espaços comuns, criação de dinâmicas de grupo, apoio na preparação de refeições, etc.

No entanto, o corpo central do programa é constituído por seminários e debates, orientados por figuras de referência da nossa sociedade: historiadores, cientistas, empresários, escritores, universitários, artistas, jornalistas, todos eles comunicadores apaixonados, que irão criar um eixo central de reflexão e pensamento crítico e criativo. A título de exemplo, na edição anterior, estiveram presentes: o crítico de arte Delfim Sardo, o designer António Cayatte, a jornalista Maria Flor Pedroso, o empresário e professor universitário António Câmara, a historiadora Irene Flunser Pimentel, os cientistas Maria Manuel Mota e Bruno Silva Santos, a demógrafa Maria João Valente Rosa, os economistas Pedro Norton, Ricardo Pais Mamede e Francisco Louçã, a especialista em território e ambiente Teresa Pinto Correia, o engenheiro do ambiente João Camargo, o filósofo Viriato Soromenho Marques, o especialista em alterações climáticas Pedro Matos Soares, a socióloga Graça Fonseca, os artistas Cláudia Dias e Tiago Rodrigues, entre outros.

O conselho consultivo deste curso, responsável pela selecção de candidatos e acompanhamento das residências, é composto por Maria Manuel Mota, Rui Horta e Alfredo Sendim.

Documentário de 6 minutos produzido no âmbito do Programa Academias Gulbenkian do Conhecimento – Fundação Calouste Gulbenkian

Documentário de 6 minutos produzido pela Cooperativa CAL para O Espaço do Tempo