A carregar Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já decorreu.

Versa-vice — Tânia Carvalho

Novembro 21, 2022 - Novembro 26, 2022

Tânia Carvalho - From rejoicing to pain or vice-versa ©Rui Palma

Versa-vice — Tânia Carvalho

Dois anos separam Versa-vice de uma peça de Tânia Carvalho que estreou em Marselha numa noite de janeiro de 2020. O nome desta peça era Onironauta. Um nome emprestado daqueles viajantes capazes de controlar os seus sonhos, de moldar, para si mesmos, um mundo de imagens e significados. Havia sete dançarinos no palco. Um número que, como muitas vezes acontece nas obras de Tânia Carvalho, define o tom, traduz uma intenção, trai uma pretensão demiúrgica.

Quantos estarão no palco para apresentar Versa-vice? Até à data, Tânia Carvalho não sabe, ou finge não saber. Onze ou doze, diz. Mas, de um para o outro, vai um mundo de distância! E aqueles que, como eu, têm a sorte de conhecê-la, diriam que se trata de um disfarce.

O diabo está no detalhe, alguns concordarão, mas não só: esta nova peça poderia ter sido chamada de “Oneirofrenia”, em nome daquela condição clínica de outro tempo, categorizada por privação sensorial por falta de sono. Um nome muito sugestivo que, associado ao número doze, não teria deixado de evocar aos amadores do Tarô de Marselha a carta do enforcado (XII), carregando um significado inequívoco: isolamento e doença.

Em vez disso, o título desta nova peça, Versa-vice, soa como uma celebração das nossas emoções. Uma declaração de vida, enquanto guerreamos.

Ao contrário, Tânia Carvalho, como sempre.

 

Ficha Artística / Técnica

Coreografia & Direção Artística Tânia Carvalho
Performers Andriucha, Bruno Senune, Catarina Carvalho, Cláudio Vieira, Filipe Baracho, Luís Guerra, Matthieu Ehrlacher, Nina Botkay, Patricia Keleher, Tânia Carvalho
Iluminação & Direção Técnica Anatol Waschke
Som Juan Mesquita
Música Tânia Carvalho
Cenografia & Figurinos TBA
Direção Executiva Vítor Alves Brotas
Administração & Financiamentos Janine Lages
Produção Executiva & Logística João Guimarães
Comunicação & Assessoria de Imprensa Sara Huberty Ramos
Relações Internacionais Colette de Turville
Produção Agência 25
Coprodução Culturgest (Portugal),Estúdio 25 (Portugal), Julidans Amsterdam (Netherlands), La Briqueterie – CDCN du Val-de-Marne / Biennale du Val-de-Marne (France), Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre / DDD – Festival Dias da Dança (Portugal), Théâtre Jacques Carat Cachan (France), Theatro Circo (Portugal).
Residências de coprodução Culturgest (Portugal), Le Gymnase CDCN Roubaix – Hauts-de-France (France), O Espaço do Tempo (Portugal).
Parcerias Le Gymnase CDCN Roubaix – Hauts-de-France (France), Teatro Académico de Gil Vicente / Convento de São Francisco / Abril Dança em Coimbra (Portugal), Teatro Viriato (Portugal).
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, Polo Cultural Gaivotas | Boavista, Casa-Atelier – Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva.

 

Sobre Tânia Carvalho

Tânia Carvalho (1976) nasceu em Viana do Castelo e vive em Lisboa.

Como coreógrafa, com uma carreira de mais de vinte anos de criação, tem tido presença regular em teatros, festivais e residências artísticas, dentro e fora de Portugal. Fez criações para outras companhias, como o Ballet de l’Opera de Lyon (Xylographie), a Company of Elders, em Londres (I Walk, You Sing), a Companhia Nacional de Bailado (S), a Companhia Paulo Ribeiro (Como é que eu vou fazer isto?), a Companhia de Ballet do Norte (3), a Dançando com a Diferença (Doesdicon) e o Ballet National de Marseille (one of four periods in time).

Entre os seus projetos musicais destacam-se Madmud, Idiolecto e dubloc barulin. Em 2018 realizou Um Saco e uma Pedra – peça de dança para ecrã, o seu primeiro filme. Em 2021 iniciou o projeto Papillons d’éternité, com Matthieu Erhlacher.

Em 2022, no âmbito da Temporada Cultural Portugal-França, o Théâtre de la Ville dedica um foco no seu trabalho, apresentando vários espetáculos em Paris.

Prémio Programa Jovens Criadores 2000, com Inicialmente Previsto, foi também galardoada com o Prémio Melhor Coreografia da Sociedade Portuguesa de Autores, com Icosahedron (2012) e onironauta (2021). Em 2019, foi distinguida com o título de Cidadã de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Detalhes

Início:
Novembro 21, 2022
Fim:
Novembro 26, 2022
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,