A carregar Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já decorreu.

Vânia Doutel Vaz (residência)

Abril 4 - Abril 10

Nova Criação

Surpreende-me o facto de ser identificável que sou bailarina no dia-a-dia. A minha formação e experiência profissional responde ao porquê de uma forma óbvia e rápida. Por outro lado, o movimento de um corpo pode ser justificado pela troca social e observação dos media. Carrego hábitos e memórias da minha própria experiência como cidadã deste Mundo.
Na tentativa de entrevista a este corpo, será que me pode dizer o que quer? Como prefere se mover? Quem pensa que é? Se sabe os seus deveres ou como se comportar? Posso deixar este corpo… ser? E para onde vai o Eu?
Numa pesquisa com falha anunciada – essa fratura na relação entre a pessoa e o corpo – o questionamento será no impacto da observação. Na preocupação com as condições e o ambiente necessário para essa observação ter lugar, surge a questão: há, de todo, necessidade de ali estar?
Outro foco é instigar o privilégio e a exclusividade de uma experiência na sua construção assim como o próprio acesso a esse objeto exclusivo. O que torna exclusivo o quê nessa experiência: o objeto de observação ou a carpete vermelha que o anuncia?
— Vânia Doutel Vaz

Vânia Doutel Vaz, angolana nascida em Setúbal (PT), estudou na Royal Dance Academy, Escola de Dança do Conservatório Nacional e Fórum Dança. Foi membro da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Nederlands Dans Theater, Cedar Lake Contemporary Ballet (CLCB) e PUNCHDRUNK. Como artista freelancer colaborou com: Trajal Harrell, Eszter Salamon, Uri Aran, Tânia Carvalho, entre outras. As suas criações contam: ad aeternum – vídeo performance comissionada pelo TBA inserida no Recolhimento Obrigatório, THEIR – peça para CLCB e Bureauc’Art – solo a título independente apresentado na galeria CunstLink.

Conceito, Criação e Performance Vânia Doutel Vaz Vídeo Daniela Stubbs Levi e Vânia Doutel Vaz
Apoio à criação Josefa Pereira
Colaboração em residência Luara Learth, Piny, Josefa Pereira e Nina Botkay
Figurino Nina Botkay e Vânia Doutel Vaz
Cenografia, Luz e Direcção Técnica a designar
Música a designar
Produção Alkantara
Co-Produção Teatro do Bairro Alto
Apoio à Residência Téàtre Chaillot, O Espaço do Tempo, Estúdios Vítor Córdon | OPART, Casa da Dança | Almada
Agradecimentos Rui Horta, Josseline Black, Ana Trincão, Gio Lourenço

Alkantara é uma estrutura financiada pela República Portuguesa | Cultura/Direção-Geral das Artes.

Detalhes

Início:
Abril 4
Fim:
Abril 10
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento: