
- Este evento já decorreu.
Tiago Rodrigues
Março 2, 2020 - Março 7, 2020
Evento Navigation

Catarina e a Beleza de matar fascistas
Esta família mata fascistas. É uma tradição com mais de 70 anos que cada membro da família sempre seguiu. Hoje, reúnem-se numa casa no campo, no Sul de Portugal, perto da aldeia de Baleizão. A mais jovem da família, Catarina, vai matar o seu primeiro fascista, raptado de propósito para o efeito. É um dia de festa, de beleza e de morte. No entanto, Catarina é incapaz de matar ou recusa-se a fazê-lo. Estala o conflito familiar, acompanhado de várias questões. O que é um fascista? Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor? Podemos violar as regras da democracia para melhor a defender? Entretanto, surge por vezes o fantasma de uma outra Catarina, a ceifeira Catarina Eufémia que foi assassinada em 1954 em Baleizão durante a ditadura fascista. Catarina Eufémia aparece durante a noite, enquanto a família dorme, para conversar com o fascista de 2020 que aguarda o seu destino.
Tiago Rodrigues é encenador, dramaturgo e ator. Cofundador da companhia Mundo Perfeito é, actualmente, o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II. “PLEASE PLEASE PLEASE”, “Sopro”, “António e Cleópatra” e “By Heart” são algumas das suas peças mais recentes. Em 2018 foi galardoado com o XV Prémio Europa Realidades Teatrais. No mesmo ano, foi distinguido pela República Francesa com o título Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras).
texto e encenação Tiago Rodrigues
com António Fonseca, Beatriz Maia, Isabel Abreu, Marco Mendonça, Pedro Gil, Romeu Costa, Rui M. Silva, Sara Barros Leitão
cenografia F. Ribeiro
desenho de luz Nuno Meira
figurinos José António Tenente
sonoplastia Pedro Costa
produção TNDM II
coprodução Wiener Festwochen (Áustria), Printemps des Comédiens (França), Emilia Romagna Teatro Fondazione (Itália), ThéâtredelaCité – CDN Toulouse Occitanie (França), Théâtre de Liège (Bélgica), Teatro di Roma – Teatro Nazionale (Itália), Comédie de Caen (França), Maison de la Culture d’Amiens (França), BIT Teatergarasjen (Noruega), Le Trident – Scène-nationale de Cherbourg (França), Centro Cultural Vila Flor (Portugal), O Espaço do Tempo (Portugal)
Foto Photo Pintura de Francisco de Goya