A carregar Eventos

« Todos Eventos

Re(f)use — Mafalda Miranda Jacinto & Anthi Kougia

Fevereiro 20 - Março 3

Imagem de © Alina Usurelu referente ao espectáculo "Mosquito" (2018) de Anthi Kougia & Mafalda Miranda Jacinto

Re(f)use — Mafalda Miranda Jacinto & Anthi Kougia

website | facebook | instagram

Um espectáculo está prestes a começar num pequeno palco colocado no próprio palco. Os poucos espectadores que enfrentam o pequeno palco estão à espera. Depois de algum tempo, um anúncio é ouvido:

“O ESPECTÁCULO ESTÁ A SER CANCELADO DEVIDO AO BAIXO NÚMERO DE ESPECTADORES. POR FAVOR, ABANDONAR O TEATRO’’.

O silêncio e o vazio sendo percebido como espaço condensado, tornar-se-ão um terreno fértil para a criação de relações criativas. A sua crescente insatisfação levará a um desejo de desobediência e de recusa de sair do teatro.

Desencadeados pelas suas próprias expectativas, os espectadores-performers começarão inocentemente, a partir de um jogo de adivinhação, a conjecturar fantasias sobre o que seria a peça cancelada e irão reinventar o espaço, transformando a sua topografia.

De uma sala de espera, o espaço será transformado numa sala de acção; um espaço transitório, inesperado e cheio de reviravoltas, onde a dramaturgia será tecida sobre as possibilidades.

 

Ficha Artística / Técnica

Criação e Performance: Anthi Kougia e Mafalda Miranda Jacinto
Apoio à performance e dramaturgia: João Estevens
Desenho de luz: Vera Martins
Sonoplastia e voz-off: Diogo Melo
Cenografia e apoio à composição visual: Bruno José Silva
Imagem promocional: Manón Yanes Saénz
Teaser: Joana de Sousa
Assessoria de Imprensa: Élia Teixeira
Produção: Rabbit Hole
Apoio à residência: Visitors (GR), TRUST (Arganil, PT), Forum Dança, O Espaço do Tempo, Electronic Warfare, PENHA SCO.
Apoio: Fundação GDA, Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

Sobre Mafalda Miranda Jacinto e Anthi Kougia

MAFALDA MIRANDA JACINTO (Lisboa, 1989) é uma criadora, performer e artista visual.
Enquanto criadora orientada para uma linguagem visual, Mafalda privilegia a criação de imagens em movimento, como meio para explorar o surreal na realidade.
Iniciou o seu percurso artístico no Chapitô, e posteriormente no Grupo de Teatro da Nova. Em 2016, conclui o mestrado em Performance Making pela Goldsmiths (RU) e participa, um ano depois, na primeira edição do PACAP (Programa Avançado de Criação em Artes Performativas), no Forum Dança. É desde 2013 que passa a integrar o coletivo Rabbit Hole e, em 2020, vem a fundar o espaço de residências artísticas TRUST Collective, em Barril de Alva/ Arganil.
Os seus trabalhos e colaborações já tiveram a oportunidade de ser apresentados em Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Grécia.
No seu percurso profissional, assumiu compromissos e colaborações com diversas estruturas artísticas quer enquanto produtora (destacando a estrutura Bomba Suicida) quer enquanto principal e única responsável de comunicação e design da Rua das Gaivotas 6 e do Teatro Praga.
+Info: www.mafaldamj.cargo.site

ANTHI KOUGIA nasceu em Atenas em 1989. Desde 2015 trabalha como criadora, realizadora e dramaturga. Depois de se formar no Departamento de Estudos Teatrais da Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas, concluiu um mestrado em Performance Making na Goldsmiths, Universidade de Londres, bem como outro curso chamado PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Cénicas no Forum Danca, Lisboa. O seu trabalho foi apresentado no Reino Unido, Alemanha, Grécia, Croácia, Portugal e Itália. Recentemente, ela completou a sua primeira colaboração com a Ópera Nacional Grega com a ópera queer Orfeas2021 concebida pela FYTA. Foi galardoada com a bolsa de artistas da Fundação Stavros Niarchos pela ARTWORKS (2020).
Relativamente à sua prática artística, o ambiente visual desempenha um papel significativo nas suas peças de performance. Trabalha com fala, movimento, som, vídeo e quase sempre em colaboração com outros artistas.
Palavras-chave da sua prática performativa que continuam a aparecer nas suas peças são as seguintes: sala de espera, mudança de determinadas perspectivas, distorção, absurdo, o invisível, ausência, ironia, kitsch e entretenimento.
+Info: https://anthikougia.wordpress.com

Detalhes

Início:
Fevereiro 20
Fim:
Março 3
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

Local

PRO.DANÇA
R. de São Domingos 10
Lisboa, Lisboa 1200-690 Portugal
+ Mapa do Google