A carregar Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já decorreu.

Portugal, uma diversidade ambiental única

Fevereiro 15 @ 10:00 am - 1:30 pm

Portugal, uma diversidade ambiental única, uma enorme vantagem, num continente normalizado. Nos nossos parcos 92 212 quilómetros quadrados temos paisagens tão diversas como o vale do Douro Vinhateiro, os lameiros das montanhas do Norte, o montado alentejano e enormes extensões de pastagens extensivas e bio-diversas, o Algarve, e o Sudoeste Alentejano – a maior costa selvagem do sul da Europa, uma extensa rede de sítios Natura 2000, incluindo parques nacionais como o Gerês, e os Parques Naturais de Montesinho, Serra da Estrela, São Mamede, Tejo e Douro Internacionais, Vale do Guadiana ou Costa Vicentina, a Laurissilva na Madeira, os Açores, etc. Esta diversidade ambiental, traduz-se numa vantagem competitiva em áreas tais como o turismo ou a produção de energias renováveis (o vento, o sol, os rios, as florestas, aliadas a uma capacidade tecnológica já instalada, representam uma forte mais valia). O Mar, paradigma maior da nossa bio-diversidade. A nossa zona de exclusão marítima e a economia do mar.

Convidados
João Ferrão / geógrafo, especialista em ordenamento do território
Rogério Roque Amaro / economista, investigador, professor universitário
Raquel Gaspar / bióloga marinha, fundadora da Ocean Alive / activista ambiental

Horário
10h00 – café e jornais
10h30 – Conferência

Local
Estúdio Grande – Oficina Magina
Rua Sacadura Cabral, N.º10 – Montemor-o-Novo

“TEMOS E NÃO SABEMOS”
Ciclo de Conferências

As conferências terão lugar mensalmente, a um sábado de manhã, entre Janeiro e Junho de 2020 no Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo e terão 3 convidados, sendo conduzidas por Ana Sousa Dias. Após um momento de encontro a partir das 10h00 à volta de um segundo café e uma leitura de jornal, a conferência inicia-se às 10h30 estendendo-se até às 13h30, incluindo um generoso tempo de diálogo com o público. A moderação das conferências inicia-se com uma curta história mobilizadora, exemplo de um caso de sucesso ou uma boa prática, terminando a sessão com um comentário, um resumo das ideias mais relevantes da conferência. Estas serão difundidas em streaming e posteriormente editadas em texto, difundidas num canal youtube e publicadas on-line.

A curadoria é de Rui Horta e a moderação dos encontros é assegurada por Ana Sousa Dias.

TEMOS E NÃO SABEMOS / CICLO DE CONFERÊNCIAS

PORTUGAL, UMA DIVERSIDADE AMBIENTAL ÚNICAConvidadosJoão Ferrão / Raquel Gaspar / Rogério Roque AmaroModeração de Ana Sousa Dias

Publicado por O Espaço Do Tempo em Sábado, 15 de fevereiro de 2020

Detalhes

Data:
Fevereiro 15
Hora:
10:00 am - 1:30 pm
Etiquetas de Evento: