A carregar Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já decorreu.

Portugal na terceira década do milénio

Janeiro 18 @ 10:00 am - 1:30 pm

Portugal na terceira década do milénio, face às oportunidades e desafios da globalização. Portugal periférico ou no centro de 3 continentes? Portugal ancorado na Europa e virado para o mundo, longe dos conflitos do Sul e do Leste. A segurança e estabilidade como vantagens na construção de futuros. Portugal, país de uma única fronteira e abertura ao oceano, no centro de inúmeras rotas e cartografias. O nosso idioma e as relações Lusófonas, espaço de história comum e de comunicação, espaço estratégico facilitador de relações económicas e novos modelos colaborativos. As oportunidades da diáspora portuguesa.

Convidados
Ana Gomes / diplomata, política, ex deputada no Parlamento Europeu
Viriato Soromenho Marques / filósofo, professor universitário
António José Teixeira / professor universitário, jornalista

Horário
10h00 – café e jornais
10h30 – Conferência

Local
Estúdio Grande – Oficina Magina
Rua Sacadura Cabral, N.º10 – Montemor-o-Novo

ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA  – Jornalista
Diretor Adjunto de Informação da RTP
Foi diretor da SIC Notícias durante 8 anos. Antes, dirigiu o Diário de Notícias. Integrou também as direções do Jornal de Notícias e da TSF. Começou na Rádio Altitude (Guarda). Tornou-se jornalista profissional no Diário de Lisboa. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa, onde leciona Jornalismo Político no Mestrado de Jornalismo. É membro do Conselho de Ética da Universidade Nova de Lisboa. Preside o Conselho de Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Integra o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura.

ANA GOMES
www.anagomes.eu
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1972-1979)
No Parlamento Europeu, serviu na Comissão de Relações Externas (tendo sido coordenadora do Grupo S&D), na Comissão de Desenvolvimento, na Comissão de Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, na SubComissão de Direitos Humanos e na SubComissão de Segurança e Defesa. Foi membro das Delegações para as Relações com os EUA, para as Relações com o Iraque e da União para o Mediterrâneo. Foi membro das Comissões Especiais de inquérito sobre os voos da CIA, sobre o escândalo LuxLeaks (TAX1 e 3). Foi Vice-Presidente das Comissões de Inquérito sobre os Panamá Papers e sobre os Paradise Papers (TAX3). Foi coordenadora S&D da Comissão Especial de Inquérito sobre o Terrorismo (TERR). Chefiou diversas missões de Observação Eleitoral da EU/PE (Etiópia, Timor Leste, Sudão, Myanmar, Geórgia, etc..).
Diplomata de carreira desde 1980, suspendeu funções em 2003, para se dedicar à atividade política. Como diplomata, serviu nas missões junto da ONU em Genebra e Nova Iorque e nas embaixadas em Tóquio e Londres. Entre 1999 e 2003, foi chefe de missão e embaixadora em Jacarta, tendo acompanhado o processo de independência de Timor-Leste e de restabelecimento das relações diplomáticas luso-indonésias. Foi membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista (PS), responsável pelas relações internacionais (2003-2004). É militante de base do PS. Mantém um programa de comentário político semanal na SIC Notícias.

VIRIATO SOROMENHO-MARQUES
www.viriatosoromenho-marques.com
Viriato Soromenho-Marques (1957) é filósofo, professor catedrático na Universidade de Lisboa, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia de Marinha, conselheiro especial da Fundação Oceano Azul, entre outras actividades e funções.
Está há muito ligado às causas do ambiente, da paz com justiça, dos direitos humanos, tanto em Portugal como na Europa e na esfera global. É estudioso do federalismo – tanto norte-americano, como enquanto princípio geral de organização política – assim como analista atento do processo de integração europeia. Tem uma vasta bibliografia sobre temas de filosofia, ambiente e política, assim como mais de um milhar de conferências e cursos realizados em Portugal e mais 23 países. É uma presença frequente na comunicação social escrita e audiovisual.

“TEMOS E NÃO SABEMOS”
Ciclo de Conferências
As conferências terão lugar mensalmente, a um sábado de manhã, entre Janeiro e Junho de 2020 no Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo e terão 3 convidados, sendo conduzidas por Ana Sousa Dias. Após um momento de encontro a partir das 10h00 à volta de um segundo café e uma leitura de jornal, a conferência inicia-se às 10h30 estendendo-se até às 13h30, incluindo um generoso tempo de diálogo com o público. A moderação das conferências inicia-se com uma curta história mobilizadora, exemplo de um caso de sucesso ou uma boa prática, terminando a sessão com um comentário, um resumo das ideias mais relevantes da conferência. Estas serão difundidas em streaming e posteriormente editadas em texto, difundidas num canal youtube e publicadas on-line.

A curadoria é de Rui Horta e a moderação dos encontros é assegurada por Ana Sousa Dias.

PORTUGAL NA TERCEIRA DÈCADA DO MILÉNIO / TEMOS E NÃO SABEMOS

PORTUGAL NA TERCEIRA DÉCADA DO MILÉNIOConvidadosAna Gomes / Viriato Soromenho Marques / António José TeixeiraModeração de Ana Sousa Dias

Publicado por O Espaço Do Tempo em Sábado, 18 de janeiro de 2020

Detalhes

Data:
Janeiro 18
Hora:
10:00 am - 1:30 pm
Etiquetas de Evento: