
- Este evento já decorreu.
Papillons d’Eternité – Tânia Carvalho + Mathieu Erlacher (residência)
Maio 31, 2022 - Junho 12, 2022
Evento Navigation

Greta Oto
Greta Oto é o título do concerto Papillons d’éternité (Matthieu Ehrlacher e Tânia Carvalho). Uma experiência sonora, uma viagem musical e um veículo pela noite dentro. Uma excursão hipnótica que o leva por uma estrada sem fim, densa, ampla e sobretudo frágil.
ABRIR AS PÁLPEBRAS.
Quando não conseguimos descrever as coisas pelas palavras, temos simplesmente de ilustrá-las. Usar imagens e metáforas para explicar os eventos desconhecidos e as experiências genuínas e transformadoras que encontramos ao longo da vida. É verdade, de alguma forma temos de nos dizer o que vemos e a razão do que sentimos, e a melhor maneira é através do mundo das imagens.
Imaginar esta música é, portanto, evocar uma imagem.
Greta Oto é também o nome de uma borboleta, um lepidóptero famoso pela transparência das suas asas. Conhecida como borboleta de cristal ou pequenos espelhos, tem outra peculiaridade importante: este inseto faz longas migrações, caminhos grandes demais para as borboletas comuns.
Greta Oto aqui é uma viagem, um salto no espaço, uma luz no escuro, uma borboleta com asas transparentes voando pelos limites da consciência.
Mas para onde nos leva esta viagem?
Para um território de expansão somática.
Nenhum ponto de partida e nenhum local específico de chegada.
O tempo e o ritmo dilatam.
Agora, pense em olhos com pálpebras de vidro.
Pense nas pálpebras espelhadas.
Pense em olhos para os quais não há luz nem escuridão.
FECHAR AS PÁLPEBRAS.
A experiência apela tanto ao sonoro quanto ao visual. A proposta musical de Matthieu e Tânia evoca sons que parecem vir de outros mundos, de um jardim inescrutável, de um oceano de éter. São canções improvisadas numa base estrutural que se desencadeiam sem começo nem fim, porque nas viagens mais relevantes o que importa é sempre o caminho, nunca o ponto de partida ou de chegada.
Todos sabem que o caminho mais curto entre dois pontos é a linha reta.
Mas e quanto ao mais longo?
Greta Oto é a rota mais longa possível entre dois pontos.
Pronto?
Relaxe os músculos.
Desligue o interruptor da mente.
Entre, com toda a tranquilidade do mundo.
Habite este espaço com atenção panorâmica.
Bem-vindxs a um concerto de concertos.
Bem-vindxs a uma viagem de viagens.
Bem-vindxs a uma noite de noites.
Tânia Carvalho (1976, Viana do Catelo) é coreógrafa, com mais de vinte anos de carreira. Tem tido presença regular em teatros, festivais e residências artísticas, dentro e fora de Portugal, apresentando criações nas áreas da dança, música, desenho e cinema. Matthieu Ehrlacher (Figeac, França 1984) é músico e coreógrafo. Atualmente colabora com a banda dSCi dUASsEMIcoLCHEIASiNVERTIDAS, desenvolve o seu projeto musical a solo com saxofones e um duo de música com Tânia Carvalho.
Criação e performance Papillons d’Éternité (Matthieu Ehrlacher &Tânia Carvalho)
Design de som e direção técnica Juan Mesquita
Residências de coprodução Fábrica da Criatividade/Município de Castelo Branco, O Espaço do Tempo
Produção Estúdio 25 & Agência 25
Estúdio 25 é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes no biénio 2021-22.