A carregar Eventos

« Todos Eventos

KdeiraZ — Natália Mendonça

Março 7 - Março 18

Kdeiraz, de Natália Mendonça. © Maura Grimaldi

KdeiraZ — Natália Mendonça

instagram

KdeiraZ adentra o universo infantil onde brinca com a coreografia da desprogramação do que esse objeto nos propõe. Entre o tempo regular e o fantástico, entre o ordinário e o extraordinário, a cadeira é protagonista nessa viagem e a grande propulsora de experimentações sem fim!

KdeiraZ é uma peça de dança para crianças de todas as idades. O espetáculo se debruça na experimentação de jogos cênicos com o intuito de problematizar o uso excessivo da cadeira no nosso cotidiano. Partindo do princípio de que queremos brincar com “os motivos para não se sentar na cadeira”, buscamos a criação de um universo fictício onde cadeiras não estão ali para serem sentadas. Em cena, os performers se deparam com cadeiras cotidianas e imediatamente se veem aborrecidos por sempre terem que realizar os mesmos movimentos: sentar e levantar. A tentativa de saída dessa situação tediosa faz com que a busca por uma relação extra-ordinária os conduzam para um mundo onde as cadeiras propõem outros afetos e sentidos.

 

Ficha Artística / Técnica

Criação Coreográfica: Josefa Pereira, Mauricio Flórez e Natália Mendonça
Interpretação: Natália Mendonça e Josefa Pereira ou Mauricio Flórez
Direcção: Natália Mendonça
Cenografia e Figurino: Marine Sigaut
Criação de Luz: Santiago Tricot
Fotos: Maura Grimaldi
Concepção: Dani Barra
Residências: O Rumo do Fumo, Estúdios Victor Córdon, fAUNA – habitat de criação, Casa da Dança de Almada, LU.CA – Residências Artísticas Acompanhadas, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Musibéria e Centro Cultural de Paredes de Coura.
Residência de co-produção: O Espaço do Tempo
Co-produção: Materiais Diversos

Sobre Natália Mendonça

Ela/dela


É performer, coreógrafa e preparadora corporal. É formada em balé clássico e graduada em Dança pela UNICAMP. Baseada em Lisboa desde 2020, desenvolve seus trabalhos autorais, além de colaborações com outras coreógrafas e como professora de dança no Fórum Dança. Em 2020 participou do PACAP 4 com curadoria de João dos Santos Martins, contexto no qual apresentou o solo chorume (em processo). Em 2021 começou a desenvolver KdeiraZ, peça que busca aproximar a pesquisa em dança contemporânea da criação cênica para o universo infantil (Programa de Residências O Rumo do Fumo, LU.CA Residências Artísticas Acompanhadas, Materiais Diversos, CAMPUS Paulo Cunha Silva, entre outros). Com Josefa Pereira é colaboradora no processo da trilogia Bestiário Pink e com Dinis Machado integra o elenco de Cyborg Sunday. Em São Paulo, sua atuação como intérprete- criadora tem como principais parceiras/os Clarice Lima e Cristian Duarte. Integrou, também, o elenco de peças com Elisabete Finger, Marta Soares, Cia Perversos Polimorfos, Cia Jorge Garcia e com o artista visual Naufus Ramirez Figueroa. Em 2016 estreou Marcela Banguela, seu primeiro trabalho autoral, com apoio do edital PROAC Primeiras Obras de Dança/SP. De 2018 a 2020 foi preparadora corporal na peça Quando Quebra Queima (MEXE-PT, Festival Panorama no CND-FR, Transform, Contact Theater e Battersea Arts Center-UK) da coletivA Ocupação, grupo formado por artistas que se conheceram em 2016 durante o levante do movimento secundarista e as ocupações de escolas públicas em São Paulo. No Brasil, já se apresentou em festivais, como: Cena Brasil Internacional/RJ, Festival Internacional de Dança do Recife/PE, Conexão Dança/MA, Bienal Sesc de Dança/SP, Festival Internacional de Rio Preto/SP, Verão Sem Censura/SP, Festival IC de Teatro/BA, JUNTA Festival Internacional de Dança de Teresina/PI.

Detalhes

Início:
Março 7
Fim:
Março 18
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

Local

Oficina Magina
Rua Sacadura Cabral 10
Montemor-o-Novo, 7050-306 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
266 877 073