A carregar Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já decorreu.

A Sagração da Primavera (Ensaio Aberto

Junho 4 @ 9:30 pm - 10:30 pm

Na sequência da trilogia Shakespeare / Purcell (apresentada entre 2010 e 2019), o Teatro Praga regressa aos palcos de grande dimensão, em parceria com a Metropolitana, para apresentar A Sagração da Primavera, ballet de Stravinski, originalmente coreografado por Nijinski. Entendendo-se esta obra como um marco na história das artes performativas, e tendo em conta o seu peso simbólico, A Sagração da Primavera, do Teatro Praga, segue a vontade de trazer história para o palco e entender como ela reverbera na contemporaneidade. Uma celebração do planeta e lugar que habitamos, que degenera num ritual sacrificial, servirá como fio condutor para pensar a inextricável mistura da existência, privilegiando uma história de influências mútuas. A força da vida, da primavera, é também a força do abandono e abdicação de todo o tipo de corpos.

 

TEATRO PRAGA

Who needs Realism
when we can have Fakism?

O Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Como a cada espetáculo, ou dia, é outra coisa, costuma responder à pergunta sobre quem é com uma reformulação da pergunta. Ainda assim, o Teatro Praga regozija-se com a ordem estabelecida e olha para as variações imprevisíveis a que se sujeita como um modo de alargar o conceito de previsibilidade.

O Teatro Praga nasceu em 1995 e está sediado na Rua das Gaivotas, em Lisboa. Colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países europeus (Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca e Polónia), em Israel e na China.

 

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Fundada em 1992, a Orquestra Metropolitana de Lisboa é um agrupamento de referência no panorama musical português. Composta por 35 músicos, numa configuração instrumental “clássica”, a sua formação de base é regularmente modulada e alargada, permitindo à Orquestra Metropolitana de Lisboa uma abordagem de praticamente todo o repertório orquestral, de finais do século XVII à contemporaneidade. De entre os artistas que colaboram com a Orquestra Metropolitana de Lisboa destacam-se maestros como Pablo Heras-Casado, KristjanJärvi, Eivind Gullberg Jensen, Christopher Hogwood, Enrico Onofri, Leonardo García Alarcón, Hans-Christoph Rademann, Beat Furrer, Magnus Lindberg e solistas como Monserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, José Carreras, Felicity Lott, Maria João Pires, Natalia Gutman, Adrian Brendel, Sayaka Shoji e António Menezes, entre muitos outros. Nomeado em 2021, Pedro Neves desempenha a dupla função de Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Detalhes

Data:
Junho 4
Hora:
9:30 pm - 10:30 pm
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento: